Push-button como interruptor do LED

No artigo Push-button para ligar um LED vimos que um push-button é um componente simples e muito utilizado em projetos eletrônicos e que ele pode ser facilmente integrado a um circuito para atuar como um interruptor, permitindo que o usuário ligue ou desligue um dispositivo com um simples toque.

Neste artigo, vamos utilizar o mesmo circuito do post citado acima com a finalidade de interruptor, ou seja, que permita utilizar um único botão (push-button) para ligar e desligar um componente eletrônico. No nosso exemplo, vamos utilizar o botão para controlar um LED, fazendo com que ele acenda e apague guardando na memória seu estado. É importante lembrar que os botões de pressão só mudam de estado enquanto estamos pressionando, retornando ao estado inicial quando soltamos e para esse projeto, será desenvolvida uma rotina que permite que um único botão tenha as duas funções: ligar e desligar o componente eletrônico, no caso o LED. Assim, ao pressionar o botão, o LED será ligado, e ao pressionar novamente, o LED será desligado.

Antes de começar, é importante ter em mãos os seguintes componentes:

  • Um LED (Light Emitting Diode);
  • Um resistor de 220 ohms;
  • Um push-button;
  • Um resistor de 10000 ohms (ou 10k ohms);
  • Uma protoboard;
  • Jumpers (fios para conexão).

Passo 1: Conectando o LED

O primeiro passo é conectar o LED no protoboard. Para isso, você precisa inserir o LED em duas das linhas do protoboard, respeitando a polaridade: o terminal mais longo deve ser conectado na linha positiva (anodo) e o terminal mais curto na linha negativa (catodo).

Passo 2: Conectando o resistor

Em seguida, você precisa conectar o resistor de 220 ohms na linha negativa (catodo) do LED. O resistor tem a função de limitar a corrente elétrica que passa pelo LED, evitando que ele queime.

Passo 3: Conectando o push-button

Agora, é hora de conectar o push-button. Para isso, você precisa inserir o botão em duas linhas do protoboard, deixando espaço suficiente para os jumpers que serão utilizados posteriormente. Conecte um jumper em cada um dos terminais do botão.

Incluir um resistor de 10.000 ohms (ou 10k ohms) é uma boa prática em projetos com push-button, pois ajuda a evitar o chamado “bounce” do botão, ou seja, oscilações que podem ocorrer quando o botão é pressionado ou solto, causando múltiplas mudanças no circuito.

ara incluir o resistor de 10k ohms, basta adicioná-lo em série com um dos terminais do push-button. Isso significa que o resistor deve ser conectado a um dos terminais do botão e o jumper correspondente deve ser conectado na outra extremidade do resistor, em vez do terminal direto do botão. Essa configuração é chamada de “pull-down resistor”, pois mantém o sinal no terminal do botão em estado baixo (ou “low”), quando o botão não está sendo pressionado.

Dessa forma, a conexão entre o terminal do botão e o resistor não é fechada enquanto o botão está em repouso, o que ajuda a evitar o “bounce” e melhora a estabilidade do circuito. O valor de 10k ohms é um valor comum para esse tipo de resistor e funciona bem para a maioria dos projetos com push-button.

Com essa adição, o circuito fica ainda mais estável e confiável, garantindo que o LED acenda ou apague de forma consistente quando o botão é pressionado ou solto. É uma ótima maneira de melhorar o desempenho do seu projeto e evitar problemas de funcionamento.

Passo 4: Conectando os jumpers

Por fim, é necessário conectar os jumpers para fechar o circuito. O primeiro jumper deve ser conectado da linha positiva (anodo) do LED até um dos terminais do push-button. O segundo jumper deve ser conectado do resistor até o outro terminal do push-button.

Com isso, o circuito está pronto! Quando o push-button é pressionado, o LED acende. Quando ele é solto, o LED apaga.

É importante destacar que esse é apenas um exemplo de como usar um push-button para ligar um LED. As possibilidades são infinitas, e você pode utilizar essa técnica em diversos projetos eletrônicos, como por exemplo, acionar um motor ou um relé. O importante é ter criatividade e estar sempre disposto a aprender mais sobre eletrônica.

Tinkercad:
Código em C++ do botão táctil como interruptor para ligar um led na IDE do Arduino:
//Variáveis globais
const int botao = 2;          // Pino 2 como botão
const int led = 3;            // Pino 3 como led
int estadoBotao = LOW;        // Estado do pushbutton em nível baixo
int lembrarEstadoBotao = LOW; // Lembrar o estado do pushbutton padrão em nível baixo
 
void setup(){ // Executa ao ligar o Arduino, apenas 1x
  pinMode(botao, INPUT); // Botão definido como entrada
  pinMode(led, OUTPUT);  // LED definido como saída
  Serial.begin(9600); // Inicia a comunicação com a USB
}
 
void loop(){ // Executa enquanto o Arduino estiver ligado
  // le o estado pushbutton: ligado (HIGH) ou desligado (LOW)
  estadoBotao = digitalRead(botao);
   
  // verifica se o botão (pushbutton) está pressionado
  if (estadoBotao == HIGH) {
    // inverte valor da variável variable_buttonEstado
    lembrarEstadoBotao = !lembrarEstadoBotao;
    //esperera o tempo de 500ms para evitar que haja várias vezes alterações
    delay(500);
  } // Fim IF
   
  if (lembrarEstadoBotao == HIGH) { 
    digitalWrite(led, HIGH); // liga o led
  } else {
    digitalWrite(led, LOW); // desliga o led
  } // Fim IF
} // Fim do Programa
Video no Youtube deste post:
Video no Youtube do post “Push-button para ligar um LED“:
Datasheet do Push-Button:

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