Push-button para ligar um LED

Um push-button é um componente simples e muito utilizado em projetos eletrônicos. Ele pode ser facilmente integrado a um circuito para atuar como um interruptor, permitindo que o usuário ligue ou desligue um dispositivo com um simples toque.

Neste artigo, vamos ensinar como usar um push-button para ligar um LED, um projeto que é ideal para quem está começando a se aventurar no mundo da eletrônica.

Antes de começar, é importante ter em mãos os seguintes componentes:

  • Um LED (Light Emitting Diode);
  • Um resistor de 220 ohms;
  • Um push-button;
  • Um resistor de 10000 ohms (ou 10k ohms);
  • Uma protoboard;
  • Jumpers (fios para conexão).

Passo 1: Conectando o LED

O primeiro passo é conectar o LED no protoboard. Para isso, você precisa inserir o LED em duas das linhas do protoboard, respeitando a polaridade: o terminal mais longo deve ser conectado na linha positiva (anodo) e o terminal mais curto na linha negativa (catodo).

Passo 2: Conectando o resistor

Em seguida, você precisa conectar o resistor de 220 ohms na linha negativa (catodo) do LED. O resistor tem a função de limitar a corrente elétrica que passa pelo LED, evitando que ele queime.

Passo 3: Conectando o push-button

Agora, é hora de conectar o push-button. Para isso, você precisa inserir o botão em duas linhas do protoboard, deixando espaço suficiente para os jumpers que serão utilizados posteriormente. Conecte um jumper em cada um dos terminais do botão.

Incluir um resistor de 10.000 ohms (ou 10k ohms) é uma boa prática em projetos com push-button, pois ajuda a evitar o chamado “bounce” do botão, ou seja, oscilações que podem ocorrer quando o botão é pressionado ou solto, causando múltiplas mudanças no circuito.

ara incluir o resistor de 10k ohms, basta adicioná-lo em série com um dos terminais do push-button. Isso significa que o resistor deve ser conectado a um dos terminais do botão e o jumper correspondente deve ser conectado na outra extremidade do resistor, em vez do terminal direto do botão. Essa configuração é chamada de “pull-down resistor”, pois mantém o sinal no terminal do botão em estado baixo (ou “low”), quando o botão não está sendo pressionado.

Dessa forma, a conexão entre o terminal do botão e o resistor não é fechada enquanto o botão está em repouso, o que ajuda a evitar o “bounce” e melhora a estabilidade do circuito. O valor de 10k ohms é um valor comum para esse tipo de resistor e funciona bem para a maioria dos projetos com push-button.

Com essa adição, o circuito fica ainda mais estável e confiável, garantindo que o LED acenda ou apague de forma consistente quando o botão é pressionado ou solto. É uma ótima maneira de melhorar o desempenho do seu projeto e evitar problemas de funcionamento.

Passo 4: Conectando os jumpers

Por fim, é necessário conectar os jumpers para fechar o circuito. O primeiro jumper deve ser conectado da linha positiva (anodo) do LED até um dos terminais do push-button. O segundo jumper deve ser conectado do resistor até o outro terminal do push-button.

Com isso, o circuito está pronto! Quando o push-button é pressionado, o LED acende. Quando ele é solto, o LED apaga.

É importante destacar que esse é apenas um exemplo de como usar um push-button para ligar um LED. As possibilidades são infinitas, e você pode utilizar essa técnica em diversos projetos eletrônicos, como por exemplo, acionar um motor ou um relé. O importante é ter criatividade e estar sempre disposto a aprender mais sobre eletrônica.

Tinkercad:
Código em C++ do botão táctil para ligar um led na IDE do Arduino:
//Variáveis globais
const int botao = 2; // Pino 2 como botão
const int led = 3;   // Pino 3 como led

void setup(){ // Executa ao ligar o Arduino, apenas 1x
  pinMode(botao, INPUT); // Botão definido como entrada
  pinMode(led, OUTPUT);  // LED definido como saída
  Serial.begin(9600); // Inicia a comunicação com a USB
}

void loop(){ // Executa enquanto o Arduino estiver ligado
  // Variável local
  int estadoBotao = digitalRead(botao); // Guarda se o botão está 0 ou 1
  if (estadoBotao == HIGH){ // Se botão estiver em 1
    digitalWrite(led, HIGH); // Liga o LED
    Serial.println("LED Ligado!");  // Imprime no monitor serial
  } else {  // Senão faça
    digitalWrite(led, LOW); // Se botão estiver em 0
    Serial.println("LED Desligado!"); // Imprime no monitor serial
  } // Fim IF
} // Fim do Programa
Video no Youtube deste post:
Datasheet do Push-Button:

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